Teste Conhecimento

Álex Godoy da Silva
Enfermeiro Navegador CR Hematologia-Transplante de Medula Óssea
AC Camargo Cancer Center
Núcleo de Onco-Hematologia da Associação Brasileira de Enfermagem oncológica e Onco-hematologia NOH-ABRENFOH


RESPOSTA COMENTADA - TESTE SEU CONHECIMENTO
Leucostase


As respostas corretas são: a, c, d.
A leucostase é uma redução do fluxo sanguíneo relacionada a hiperviscosidade decorrente de hiperleucocitose. A hiperlucocitose é uma contagem de leucócitos maior que 100.000 /mm3 e é mais comumente visto em pacientes com neoplasias hematológicas, peculiarmente na Leucemia Linfoblástica aguda e Leucemia Mielóide aguda, seno considerada uma emergência oncológica

  • a. (V) Os sintomas mais proeminentes e clinicamente evidentes da leucostase envolvem o sistema respiratório Comentário: Um paciente pode apresentar repentinamente falta de ar, tosse, hipoxemia (muitas vezes comprovada com gasometria arterial)
  • b. (F) Todos os pacientes com Leucemia Linfoblástica Aguda e com Leucemia Mielóide Aguda apresentam sinais clínicos facilmente identificáveis. Comentário: Esses pacientes são frequentemente muito difíceis de identificar com base em seus sintomas no exame clínico inicial.
  • c. (V) Os órgãos ou sistemas afetados são: sistema nervoso central, ouvido, olhos, gastrointestinal, coração, pulmão e vascular.
    Comentário:
    Sintomas sistema nervoso central: Confusão, sonolência, tontura, dor de cabeça, delírio, coma, déficits neurológicos.
    Sintomas no ouvido: Zumbido
    Sintomas nos olhos: Visão prejudicada, hemorragia da retina
    Sintomas gastrointestinais: sangramento, hematêmese, dor no abdome
    Sintomas cardíacos: Isquemia miocárdica ou infarto
    Sintomas pulmonares: Dispneia, hipoxemia, hemorragia alveolar difusa, insuficiência respiratória.
    Sintomas vasculares: isquemia de membros, trombose de veia renal, priapismo
  • d. (V) A hiperleucocitose requer intervenção rápida e é de grande importância que o enfermeiro identifique alterações laboratoriais precocemente e deve agir coordenadamente com medidas para um melhor desfecho clínico, pois ao admitir pacientes com esta alteração devem sofrer intervenções adequadas nas primeira 24horas.
    Comentário:
    Os valores laboratoriais devem ser verificados imediatamente após a chegada do paciente no hospital, mesmo tiver feito coleta em outro serviço recentemente. O enfermeiro deve priorizar a coleta de exames de sangue imediatamente.
    Exames necessário: hemograma completo com diferencial de plaquetas; coagulograma, Bioquímica completa, teste de função hepática, ácido úrico, esfregaço periférico, lactato e fluxo de sangue periférico e citogenética.

Referência: https://www.ons.org/articles/leukostasis-management-prevent-crisis-acute-leukemia