Onco-Hematologia – Transição do Cuidado

Onco-Hematologia – Transição do cuidado

Artigo intitulado: Improving Transitional Care: The Role of Handoffs and Discharge Checklists in Hematologic Malignancies., de autoria de Mariah Prince, Deborah “Hutch” Allen, Sarah Chittenden, Joey Misuraca, Marilyn J. Hockenberry ; vinculados à Duke University Hospital; publicado no Clinical Journal of Oncology Nursing, 2019. DOI: 10.1188/19.CJON.36-42.

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:  A transição do cuidado engloba um intervalo de ações importantes e que quando não são bem efetuadas, a continuidade da assistência pode ser prejudicada. A transição inadequada, fragmenta o cuidado, causa insatisfação no paciente, readmissão no hospital com custos elevados. A literatura mostra que ferramentas de verificação de informações são críticas para garantir a segurança na transição do cuidado pois são considerados como auxílio cognitivo para os profissionais da saúde e aumentam as etapas do cuidado que podem ser esquecidas durante a transição.  Esse estudo foi realizado com o objetivo de implementar ferramenta de verificação de informações na transição do cuidado do hospital para o domicílio do paciente com doença onco hematológica. O estudo apresentou resultados positivos para o que se propôs, vale salientar que os enfermeiros são a chave do sucesso na adoção de ferramentas de verificação na transição do cuidado e o enfermeiro navegador pode desempenhar papel importante na transição cuidado do paciente de unidade de internação para ambulatório e vice-versa.

Responsáveis: Bruna Tirapelli Gonçalves, Enfermeira especialista em Oncologia. Membro fundador da ABRENFOH; Janyce Cassiolato Marti Sguassabia Oliveira, Residência em Enfermagem Oncológica e MBA Gestão em Saúde.

Endereço para acesso na íntegra: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30681999 .