Neuropatia Periférica

Neuropatia periférica em pessoas com Mieloma Múltiplo.

Artigo intitulado: “Neuropatia periférica em pessoas com Mieloma Múltiplo.”, de autoria de Maysa Mayran Chaves Moreira, Andrea Bezerra Rodrigues, Patrícia Peres de Oliveira, Maria Isis Freire de Aguiar, Gilmara Holanda da Cunha, Roberta Marjorie Cunha Pinto, Deborah Francielle Fonseca e Luciana Regina Ferreira da Mata; vinculados à Hospital Haroldo Juaçaba, Instituto do Câncer do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de São João del-Rei e Universidade Federal de Minas Gerais; publicado na Acta Paulista de Enfermagem, 2018. DOI: 10.1590/1982-0194201800061.

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática: O Mieloma Múltiplo (MM) corresponde a mais de 10% de todas as neoplasias malignas hematológicas mundiais, sendo mais comum em homens idosos. Mesmo com os avanços da quimioterapia antineoplásica e do transplante de células tronco-hematopoeticas (TCTH), pessoas com MM frequentemente apresentam lesões ósseas, anemia, hipercalcemia, imunossupressão e comprometimento renal, acompanhadas de dor óssea, fadiga e neuropatia periférica (NP). A NP é a complicação mais comum dos pacientes com MM em tratamento, manifesta-se com: disestesia em queimação, parestesia, hiperestesia e dor. Neste estudo documental, correlacional, com 100 prontuários avaliados de pessoas com MM, evidenciou-se um aumento da incidência de NP em indivíduos em tratamento para o MM, 80% apresentaram sintomas de NP antes e/ou durante e/ou após o tratamento com protocolos quimioterápicos antineoplásicos. Portanto, enfermeiros desempenham um importante papel na identificação de pacientes com risco de NP, incluindo avaliação inicial e contínua, educação do paciente, administração segura dos antineoplásicos e gerenciamento de sintomas. Conhecer sobre o assunto para poder delinear um plano de cuidados para a NP é fundamental e o presente artigo traz contribuições valiosas.  

Responsáveis: Karina Almeida Stocco, Enfermeira Residente do Programa Multiprofissional em Oncologia da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp,  São Paulo, Brasil. Edvane Birelo De Domenico, Prof.ª Associada da Escola Paulista de Enfermagem EPE-UNIFESP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Endereço para acesso na íntegra: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002018000400439&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt