Sexualidade e Câncer

Disfunção sexual em mulheres após tratamento oncológico: um problema não resolvido

Artigo IntituladoSexual dysfunction in females after cancer treatment: an unresolved issue”. Autores : Abhishek Shankar, Neelam Prasad,Shubham Roy, Abhijit Chakraborty, Aalekhya Sharma Biswas, Jaineet Patil, Goura Kishor Rath. Vinculados ao “Department of Preventive Oncology, Dr B.R.Ambedkar Institute Rotary Cancer Hospital, All India Institute of Medical Sciences, Delhi, India” e publicado no Asian Pacific Journal of Cancer Prevention, Article 1, Volume 18, Issue 5, May 2017, Page 1177-1182. DOI: 10.22034/APJCP.2017.18.5.1177.

 Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O crescente número de sobreviventes ao câncer tem favorecido a reflexão sobre a qualidade de vida desses pacientes. A saúde sexual compreende uma importante dimensão do bem-estar humano. Entre as questões não resolvidas está a divisão incompleta entre sexualidade e fertilidade, que é altamente relevante para sobreviventes de câncer pediátrico e mulheres jovens. É possível tratá-los como dois lados da mesma moeda? Em caso afirmativo, como podemos garantir o atendimento adequado de mulheres com problemas de fertilidade? Importante: a discussão do assunto na equipe multidisciplinar é imprescindível, sendo absolutamente desejável que o enfermeiro em oncologia assuma responsabilidades, como ser o navegador do paciente no processo de tratamento/sobrevivência, considerando que a sexualidade é uma necessidade humana básica. Saiba mais sobre o tema sexualidade feminina em pacientes com câncer lendo esta revisão sistemática de literatura com meta-análise e avalie o que é possível ser melhorado na sua prática assistencial e ou educacional.

Responsável (resumo e comentários) Ricardo Souza E. Sant’Ana. Especialista em Enfermagem Oncológica. Membro da Oncology Nursing Society – ONS/EUA.Organizador do Tratado de Enfermagem em Oncologia. Mestrando em Assistência ao Paciente Oncológico pela Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP. Campinas. São Paulo, Brasil. E-mail: enf.rses@gmail.com