Mucosite

O paciente oncológico com mucosite oral: desafios para o cuidado de enfermagem

Artigo intitulado “O paciente oncológico com mucosite oral: desafios para o cuidado de enfermagem.” de autoria de Sarah Nilkece Mesquita Araújo, Maria Helena Barros Araújo Luz, Graziele Roberta Freitas da Silva, Elaine Maria Leite Rangel Andrade, Lívio Cézar Cunha Nunes e Renata Oliveira Moura; Publicado na Revista Latino-Am. de Enfermagem, mar.-abr. 2015. DOI: 10.1590/0104-1169.0090.2551.

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O cuidado de enfermagem direcionado e estruturado para intervir sobre o risco do desenvolvimento de mucosite no paciente com câncer tem por principal objetivo a menor incidência deste agravo relacionado à terapêutica da doença. A presente investigação traz uma intrigante possibilidade de utilização das classificações North American Nursing Diagnosis Association(NANDA), Nursing Interventions Classification (NIC) e Classification of Nursing Outcomes NOC, para auxiliar na execução do plano de cuidados de enfermagem e estruturar um modelo de atendimento aos pacientes em risco, no entanto foi falho na prática. Desta forma acreditamos que a leitura do artigo possa suscitar o interesse do leitor para questionamentos quanto a sua prática assistencial no processo de enfermagem ena elaboração das pesquisas em campo, que evidenciem a importância da classificação adequada associada a técnicas para prevenção deste agravo.

Responsáveis (resumo e comentários): Mayara Marinho Ferreira e Aline de Souza Santos Lopes, enfermeiras Residentes do Programa Multiprofissional em Oncologia, A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo, Brasil. Estela Ferreira da Silva, Educação Continuada, A.C.Camargo Cancer Center, São Paulo, Brasil.

Endereço para acesso do artigo na íntegra: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-11692015000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt