Heparina x Solução Salina

Heparina Versus Solução Salina

Artigo Intitulado: Heparine Versus Normal Saline”, de autoria de John Klein, BSN, RN, BMCTN®, Amelia Jepsen, MSN, RN, A-GNP, BMTCN®, Amy Patterson, MSN, RN, AOCNS®, BMTCN®, Richard R. Reich, PhD;  Tina M. Mason, MSN, ARNP, AOCN®, AOCNS . Publicado na CLINICAL JOURNAL OF ONCOLOGY NURSING,  ABRIL 2018, VOL. 22 NO. 2. DOI :10.1188/18.CJON.199-202 

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

A heparina ainda é utilizada em protocolos de flushing de Cateter Venoso Central. É preciso aumentar a conscientização de que o uso de heparina pode aumentar – CVC. Entretanto, é preciso considerar que o uso de heparina pode aumentar o risco de complicações, como sangramento e trombocitopenia induzida. Não há evidências científicas conclusivas sobre a eficácia e segurança da heparina versus solução salina para o cuidado de cateteres venosos centrais. Por isso, ler sobre o tema é importante para o profissional tomar decisões pautadas nos estudos que mais se assemelham à sua realidade cotidiana. Aproveite as informações que este artigo traz.

Responsáveis(resumo e comentários): Edvane Birelo Lopes De Domenico, Profª Associada, Escola Paulista de Enfermagem, EPE-UNIFESP e Jéssica Cristina Costa Barbosa, Residente do Programa Multiprofissional em Oncologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-campus São Paulo, Brasil.