Enfermeiro Navegador

Inclusão do Enfermeiro Navegador na Equipe Multidisciplinar do Tratamento Oncológico

Artigo intitulado Multidisciplinary Cancer Care Model: A Positive Association Between Oncology Nurse Navigation and Improved Outcomes for Patients With Cancerautores Muñoz R, Farshidpour L, Chaudhary UB, Fathi AH; publicado em Clinical Journal of Nursing: Outubro 2018 1;22(5):E141-E145. doi: 10.1188/18.CJON.E141-E145

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O crescimento e fortalecimento do enfermeiro navegador oncológico (ENO) pode diminuir muitas lacunas no tratamento do câncer. O papel deste profissional tem o objetivo de gerenciar o atendimento, além de ser uma ponte de comunicação entre pacientes, profissionais e instituição de saúde. Pode, ainda, diminuir as visitas não planejadas ao serviço de emergência. O artigo traz resultados positivos sobre a inserção do ENO na equipe interdisciplinar e um desenho interessante para ser reproduzido na prática. Importante: Apesar das diversas vantagens na inclusão de um ENO na equipe multidisciplinar do cuidado ao paciente com câncer, as pesquisas sobre o tema, baseadas em evidências, ainda são limitadas e requerem maior exploração devido a múltiplas características do perfil do paciente oncológico como comorbidades, recursos econômicos e institucionais.

Responsável (comentários): Gislene Padilha, Enfermeira Especialista em Oncologia. Líder de enfermagem na Unidade de Oncologia e Hematologia do Hospital Samaritano Américas Serviços Médicos, enfermeira especialista em oncologia pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil.