Cateter Venoso

Manutenção da permeabilidade do cateter venoso totalmente implantado (Port)

Artigo intitulado Effects of prolonged flushing interval in totally implantable venous access devices (TIVADs).”, de autoria de Rasero L, Golin L, Ditta S, Di Massimo DS, Dal Molin A, Piemonte G.e Br J Nurs. 2018 Apr 26;27(8):S4-S10. doi: 10.12968/bjon.2018.27.8.S4. 

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O artigo estimula reflexões relacionadas à prática, pois o cateter venoso totalmente implantado, também conhecido como “port”, é amplamente utilizado em oncologia, em pacientes com tumores sólidos e onco-hematológicos. Sua punção e manutenção são consideradas de alta complexidade, realizadas por enfermeiro capacitado. Seu uso ocorre tanto em pacientes internados, quanto ambulatorial ou em residência(Home Care), e cada instituição define se utiliza solução de heparina, ou fisiológica para manutenção de sua permeabilidade. Para evitar obstrução, habitualmente é utilizado, 20 ml de solução salina em seringa, com a técnica de “infunde e para” com fechamento simultâneo da pinça ou presilha ao término da infusão (pressão positiva).  Entretanto, existem muitas dúvidas quanto ao intervalo ideal para realização de infusão da solução com o objetivo de manutenção da permeabilidade de cateter e, por isso, ler este artigo pode trazer reflexões sobre o protocolo instituído. Importante: padronizar o intervalo de tempo para a manutenção da permeabilidade, além da decisão quanto à manutenção do acesso após término do tratamento. Por isso,o enfermeiro, o oncologista, além do cirurgião que inseriu o dispositivo, devem decidir quanto aos riscos e benefícios de manter um cateterapós o término do tratamento.

Responsável (resumo e comentários): Lelia Gonçalves Rocha Martin, Doutoranda – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; Júlia Yaeko Kwagoe– Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; Janyce Cassiolato Marti Sguassabia Oliveira, Residência em Enfermagem Oncológica e MBA Gestão em Saúde