Cateter Central

Cateter Central de Inserção Periférica em Oncologia (PICC)

Artigo intitulado “A study of the use of peripherally inserted central catheters in cancer patients: A single-center experience.”, de autoria de Madabhavi I, Patel A, Sarkar M, Kataria P, Kadakol N, Anand A.” e publicado no J VascNurs. 2018 Sep;36(3):149-156. doi: 10.1016/j.jvn.2018.05.001. Epub 2018 Jul 4.

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O Cateter Central de Inserção Periférica (PeripherallyInserted Central Catheter- PICC), inicialmente foi introduzido na prática clínica em crianças e posteriormente em adultos. Ele surgiu como um produto que reduziria as desconfortáveis punções de veias periféricas. Dessa forma, pacientes que necessitam de infusões em períodos prolongados, se beneficiam com esse cateter. Outras vantagens são percebidas tanto pelo profissional que manuseia o PICC, quanto pelo paciente que tem esse cateter inserido. O PICC não é isento de complicações, especialmente em portadores de neoplasias pois, tanto o risco pode estar aumentado para tromboses, quanto para hemorragias. Dessa forma é fundamental definir as indicações e contraindicações de uso do PICC, os cuidados na inserção e manutenção, assim como o gerenciamento de indicadores associados às complicações na inserção e/ou durante seu uso, tais como: taxa de infecção, taxa de obstrução, taxa de remoção prematura do cateter, taxa de tromboses, taxa de pneumotórax.O conhecimento e a análise desses indicadores, permitem implantar ações de melhoria efetivas, para assegurar o uso do PICC no tempo previsto com mínima ou nenhuma complicação, nesse sentido,o estudo traz importantes informações para as boas práticas.

Responsáveis (comentários): Lelia Gonçalves Rocha Martin, Doutoranda Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; Júlia Yaeko Kwagoe – Doutora Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; Janyce Cassiolato Marti Sguassabia Oliveira, Residência em Enfermagem Oncológica e MBA Gestão em Saúde