Infusão de Medicamentos

Padronização da ordem de infusão de medicamentos antineoplásicos utilizados no tratamento dos cânceres de mama e colorretal

Artigo Intitulado: “Padronização da ordem de infusão de medicamentos antineoplásicos utilizados no tratamento dos cânceres de mama e colorretal”, de autoria de Amanda Alves da Silva, Juliane Carlotto e Inajara Rotta, vinculados ao Setor de Farmácia Hospitalar, Complexo Hospital de  Clínicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba,PR,Brasil. Publicado na Publicação Oficial do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, São Paulo, v. 16, n. 2, jul. 2018. 

Razões para ler este artigo na íntegra e refletir sobre (re)orientação da prática:

O artigo traz um tema importante para a qualidade da assistência oncológica. Com objetivo de atingir maior resposta para o combate e ou controle do câncer, os tratamentos com protocolos antineoplásicos com mais de um fármaco são frequentes e, sendo assim, a dúvida quanto a ordem da infusão dos mesmos deve ser uma preocupação dos enfermeiros comprometidos com a segurança do paciente e excelência na assistência.  É imprescindível que o enfermeiro tenha, cientificamente evidenciada, uma sequência de infusão que contribua dinamicamente para a segurança e eficácia do tratamento, prevenindo a toxicidade e favorecendo a melhor eficácia. Recomendamos a leitura do artigo na íntegra e posterior (re)avaliação das suas práticas.

Responsáveis (comentários): Flávia Rodrigues Ramos, enfermeira, Residente do Programa Multiprofissional em Oncologia, Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-campus São Paulo, Brasil e Edvane Birelo Lopes De Domenico, Profa Associada, Escola Paulista de Enfermagem, EPE-UNIFESP.